Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escritos Dispersos

"Todos começamos por ser crianças." "Com tempo, perseverança e esperança, tudo se alcança." À minha mulher e às nossas filhas.

Escritos Dispersos

"Todos começamos por ser crianças." "Com tempo, perseverança e esperança, tudo se alcança." À minha mulher e às nossas filhas.

REGULAMENTO MUNICIPAL [DE SINTRA] DO PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA ...

 

REGULAMENTO MUNICIPAL [DE SINTRA] DO PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA [aprovado, sob proposta da Câmara Municipal de Sintra, pela Assembleia Municipal de Sintra, reunida na 4.ª Sessão Extraordinária em 22 de Junho de 2015]:

 

A implementação do Programa "À Descoberta dos Tempos Livres" – Componente de Apoio à Família, o qual tem por objecto garantir o desenvolvimento de actividades diversificadas de ocupação de tempos livres, planeadas e avaliadas em função do bem-estar e do prazer das crianças, bem como responder às necessidades das famílias, garantindo um acompanhamento pedagógico de qualidade às crianças do jardim-de-infância e escolas do 1.º ciclo, dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de Sintra.

 

São parceiros neste Programa "À Descoberta dos Tempos Livres" – Componente de Apoio à Família, o Município de Sintra e os Agrupamentos de Escolas que se candidataram/candidatem, em obediência aos normativos definidos no respectivo Regulamento Municipal.

 

O REGULAMENTO MUNICIPAL [DE SINTRA] DO PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA é aprovado ao abrigo do disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa (CRP), do artigo 135.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA) no âmbito das competências conferidas pela alínea g) do número 1 do artigo 25.º do Regime Jurídico aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro e tem enquadramento legal nas atribuições constantes do n.º 1 e nas alíneas d) e h) do n.º 2 do artigo 23.º, bem como nas competências da Câmara Municipal consagradas nas alíneas k), u) e v) do n.º 1 do artigo 33.º, todas do mesmo regime.

 

O REGULAMENTO MUNICIPAL [DE SINTRA] DO PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA visa definir as condições de funcionamento dos serviços sócio-educativos desenvolvidos ao abrigo do Programa “À Descoberta dos Tempos Livres” – Componente de Apoio à Família.

 

Considera-se Componente de Apoio à Família (CAF), as actividades de animação sócio-educativa organizadas em tempo não lectivo, promovidas pelos Agrupamentos de Escolas, os quais se assumem como entidades gestoras.

 

Para a concretização do PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA é celebrado um protocolo entre o Município de Sintra e o Agrupamento de Escolas, o qual define as particularidades do desenvolvimento da resposta de Componente de Apoio à Família (CAF).

 

Os Agrupamentos de Escolas podem protocolar a prestação do serviço Componente de Apoio à Família (CAF) Pré-Escolar e 1.º Ciclo, com entidades privadas sem fins lucrativos, legalmente constituídas, com contabilidade organizada, as quais se assumem como Entidades Parceiras [v. g. Associações de Pais].

 

Este PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA é dirigido a crianças entre os 3 e os 15 anos, a frequentar o jardim-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do município de Sintra, sendo o mesmo subdividido por ciclos de ensino (CAF no Pré-Escolar e CAF no 1.º Ciclo), podendo ser abrangidos alunos do 2.º e 3.º Ciclos, desde que não retirem vagas aos alunos de 1.º Ciclo.

 

Cabe à Câmara Municipal de Sintra, em relação às entidades parceiras [v. g. Associações de Pais] que participem ou venham a participar no âmbito deste PROGRAMA “À DESCOBERTA DOS TEMPOS LIVRES” - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA, apoiar, acompanhar pedagogicamente, proceder à sua avaliação e disponibilizar as instalações necessárias, assim como assegurar os custos de água e eletricidade.

 

São objectivos fundamentais do Programa "À Descoberta dos Tempos Livres" - Componente de Apoio à Família:

 

Disponibilizar um conjunto de atividades de carácter lúdico-educativo, que proporcionem à criança experiências significativas que contribuam para o seu crescimento pessoal, satisfazendo as suas necessidades de ordem cognitiva, social e afectiva.

 

Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, de modo a que esta seja capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um.

 

Proporcionar o desenvolvimento de experiências não contempladas no currículo, mas igualmente estimulantes, que visem a integração das crianças no seu contexto social natural, promovendo hábitos de vida saudável. 

 

Privilegiar actividades culturais, científicas, desportivas e de expressão, não sobrecarregando as crianças com actividades estruturadas que são responsabilidade da componente lectiva.

 

Propor actividades de escolha e de participação livre das crianças, indo ao encontro dos seus gostos e interesses.

 

Favorecer uma relação entre a família, a escola, a comunidade e o estabelecimento de ensino, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio.

 

Todas as situações em que Entidade Parceira [v. g. a Associação de Pais] assegure substituições de tempo lectivo devem estar previstas em Regulamento Interno do Agrupamento.

 

O processo de avaliação do Programa “À Descoberta dos Tempos Livres” - Componente de Apoio à Família decorre ao longo do ano e é da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra através da sua Divisão de Educação.

 

A avaliação é feita mediante visita técnica junto do Agrupamento de Escolas, com a participação da Entidade Parceira, devendo ser considerados os seguintes aspectos:

 

Cumprimento das obrigações legais no que diz respeito à apresentação das certidões comprovativas das situações contributiva e tributária junto da Direção Geral de Impostos e Segurança Social, respetivamente;

 

Cumprimento do estipulado no Protocolo e no Regulamento de Funcionamento do Programa “À Descoberta dos Tempos Livres” – Componente de Apoio à Família;

 

Adequação do Plano de Atividades ao Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas, calendário, mensalidade e/ou comparticipação familiar aplicadas, taxa de ocupação do Programa e recursos humanos envolvidos.

 

O Agrupamento de Escolas obriga-se à PRESTAÇÃO DE CONTAS À CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA ATÉ AO DIA 20 DE CADA MÊS, relativa às verbas transferidas para a CAF Pré-escolar (AAAF), sempre que aplicável, sendo esse acto concretizado através de modelo a disponibilizar pela Divisão de Educação.

 

Os Protocolos que abranjam as duas modalidades – CAF Pré-Escolar e CAF 1.º Ciclo - tem a duração de um ano lectivo.

 

Os protocolos anteriormente referidos, desde que não impliquem a transferência de verbas para o Agrupamento de Escolas, são susceptíveis de renovação automática.

 

A CAF no Pré-escolar e 1.º Ciclo destina-se a todas as crianças deste nível de ensino, que frequentam o jardim-de-infância da rede pública do Concelho de Sintra.

 

Só podem ser inscritas as crianças que estejam matriculadas e admitidas pelo estabelecimento de ensino onde decorre a CAF Pré-escolar ou 1.º Ciclo, ou as crianças de qualquer estabelecimento, do mesmo nível, pertencente ao Agrupamento.

 

A Entidade Parceira [v. g. Associação de Pais] obriga-se a admitir todas as crianças que frequentem o Jardim-de-Infância do estabelecimento de ensino ou do Agrupamento onde decorre a CAF Pré-escolar.

 

A comparticipação familiar atribuída pela frequência da CAF no Pré-Escolar é cobrada pela Entidade Parceira até ao dia 8 do mês respectivo.

 

A Entidade Parceira [v. g. Associação de Pais] fica obrigada a apresentar mensalmente às famílias, o recibo legal, que comprove o pagamento efectivo por parte destas.

 

Caso as famílias necessitem que a Entidade Parceira da CAF no Pré-Escolar assegure as interrupções lectivas do Natal, Carnaval, Páscoa e última quinzena do mês de Julho, num total de 22 dias úteis, é aplicado o valor máximo definido para cada ano sem qualquer comparticipação da Câmara Municipal de Sintra (CMS) ou do Ministério da Educação (MEC), podendo esse valor ser cobrado ao dia ou à semana, sendo que o pagamento ao dia apenas deve ser utilizado em situações de frequência esporádica.

 

Na pausa lectiva de verão, no período compreendido entre 15 de Julho e 31 de Agosto, a Entidade Gestora [Agrupamento de Escolas] da CAF no Pré-Escolar pode aplicar ao valor da mensalidade fixa, um acréscimo até 35% desse valor.

 

No início de cada ano lectivo as famílias obrigam-se a comunicar por escrito, à Entidade Gestora, quais os dias de interrupção pretendidos.

 

O valor a pagar da CAF no 1.º Ciclo durante as Interrupções lectivas é o seguinte:

 

Para as crianças que frequentam no período lectivo e desejam continuar a frequentar durante as interrupções lectivas do Natal e da Páscoa, aplica-se o valor da mensalidade fixa proporcional ao tempo de interrupção, podendo esse valor ser cobrado ao dia ou à semana, sendo que o pagamento ao dia apenas deve ser utilizado em situações de frequência esporádica;

 

A todas as outras crianças interessadas, aplica-se o valor definido na alínea anterior, podendo o mesmo ser acrescido de 20%;

 

Na pausa lectiva do Verão – Julho e Agosto - aplica-se o valor da mensalidade fixa, podendo o mesmo ser acrescido até 35%, para todas as crianças.

 

Na pausa lectiva de Verão a Entidade Parceira deve garantir o serviço aos alunos cujas famílias não possam assegurar o pagamento de actividades programadas especificamente para este período.

 

O Agrupamento de Escolas e a Entidade Parceira encontram-se obrigados a um dever de colaboração permanente com a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra fornecendo, em tempo útil os elementos que, em sede de apreciação, avaliação ou fiscalização, geral ou casuística, lhe sejam solicitados.

 

A falta de colaboração, nos termos anteriormente previstos, pode, na sequência de decisão do Eleito [na CMS] com competências próprias ou delegadas / subdelegadas na área da Educação, ser penalizada com a suspensão dos apoios financeiros ou interdição de utilização das instalações, até ao fornecimento dos supracitados elementos.

[Esta resenha NÃO DISPENSA A CONSULTA INTEGRAL DO REGULAMENTO, NEM DAS DEMAIS NORMAS LEGAIS APLICÁVEIS].

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

GOSTO

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Links

Seguros

Reparação de automóveis

Oficinas

Psicologia

Rádio

Deficientes/PESSOAS com necessidades e/ou dificuldades especiais

Saúde...

SOS Crianças

Serviços de Saúde

Informática e Serviços

Escola de Condução

ONG

VIAGENS

Ascensores

Blog

Protecção Civil

Jurídicos

Advogada - Teresa Carreira

Administração de Condomínios

Futebol

Defesa do Consumidor

ANIMAIS de Companhia

Imobiliário

Livraria Jurídica

Isolamento Acústico

Administração Pública

Evangelização

PELA DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL NAS ESCOLAS

VISITAS

VISITAS

Temperatura do ar

Click for Lisbon Geof, Portugal Forecast