Obrigatoriedade de existência e disponibilização do LIVRO DE RECLAMAÇÕES (versão actualizada), com índice ...
Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de Setembro (alterado pelo Decreto-Lei n.º 371/2007, de 6 de Novembro, Decreto-Lei n.º 118/2009, de 19 de Maio, Decreto-Lei n.º 317/2009, de 30 de Outubro, e Decreto-Lei n.º 242/2012, de 7 de Novembro) - Institui a obrigatoriedade de existência e disponibilização do livro de reclamações em todos os estabelecimentos de fornecimento de bens ou prestação de serviços.
Capítulo I
Do objecto e do âmbito de aplicação
Artigo 1.º - Objecto
Artigo 2.º - Âmbito
CAPÍTULO II
Do livro de reclamação e do procedimento
Artigo 3.º - Obrigações do fornecedor de bens ou prestador de serviços
Artigo 4.º - Formulação da reclamação
Artigo 5.º - Envio da folha de reclamação e alegações
Artigo 6.º - Procedimento da entidade de controlo de mercado competente e da entidade reguladora do sector
CAPÍTULO III
Da edição e venda do livro de reclamações
Artigo 7.º - Modelo de livro de reclamações
Artigo 8.º - Aquisição de novo livro de reclamações
Capítulo IV
Das contra-ordenações
Artigo 9.º - Contra-ordenações
Artigo 10.º - Sanções acessórias
Artigo 11.º - Fiscalização e instrução dos processos de contra-ordenação
Artigo 12.º - Rede telemática de informação comum
Artigo 13.º - Outros procedimentos
Artigo 14.º - Avaliação da execução
Artigo 15.º - Uniformização de regime e revogação
CAPÍTULO VI
Entrada em vigor
Artigo 16.º - Entrada em vigor
ANEXO I
ANEXO II